Il mio Instagram

header ads

Dieta mediterrĂ¢nea diminui 30% risco de derrames e infartos


Allora qualcosa di buono anche noi italiani abbiamo! Un solo dubbio: la Spagna Ă© la “terra do presunto cru”? Senza togliere nulla ai nostri amici iberici, ma l’Italia cos’Ă© allora?

Nesta semana os amantes da boa comida tiveram uma excelente notĂ­cia. Uma pesquisa divulgada por uma das mais respeitadas revistas mĂ©dicas do mundo revela: a dieta mediterrĂ¢nea reduz em atĂ© 30% o risco de derrames e infartos - a causa nĂºmero um de mortes no Brasil e no mundo.

Foi justamente da terra do presunto cru – e de tantos outros embutidos tentadores – que veio a notĂ­cia.
Mas o pessoal que trabalha, no mercado popular em Barcelona, jĂ¡ sabia.

“Como peixe todo dia”, diz o vendedor.

“O melhor remĂ©dio pra saĂºde Ă© comer bem”, diz outro vendedor.

Na regiĂ£o do Mar MediterrĂ¢neo, na Europa, isso significa muito peixe, grĂ£os, legumes, verduras, frutas, nozes e castanhas. E azeite.

A pesquisa do Hospital das ClĂ­nicas da Universidade de Barcelona jĂ¡ Ă© considerada a maior em todos os tempos sobre os benefĂ­cios da chamada alimentaĂ§Ă£o mediterrĂ¢nea.

Os mĂ©dicos acompanharam um grupo de 7.447 espanhĂ³is, homens e mulheres, na faixa dos 55 aos 80 anos, perĂ­odo considerado crĂ­tico para as doenças do coraĂ§Ă£o. Todos eles, pacientes de alto risco, com excesso de peso, pressĂ£o alta, colesterol, diabetes e atĂ© fumantes.

Os participantes foram divididos em trĂªs grupos. O primeiro se comprometeu a seguir uma dieta com pouquĂ­ssima gordura. E os outros dois grupos fizeram a famosa dieta mediterrĂ¢nea. Um caprichando no azeite e o outro, nas nozes e castanhas. A pesquisa durou quase cinco anos.

O coordenador do estudo, RamĂ³n Estruck, conta que quem seguiu a dieta mediterrĂ¢nea diminuiu em 30% o risco de infartos ou derrames, que tantas vezes matam.

“NĂ³s jĂ¡ sabĂ­amos que esse tipo de alimentaĂ§Ă£o baixava a pressĂ£o arterial, reduzia o colesterol, combatia inflamações, mas nunca ninguĂ©m tinha provado que poderia evitar mortes por doenças cardiovasculares”, disse RamĂ³n.

A pesquisa repercutiu no mundo inteiro.

“Isso foi de fato uma novidades. O estudo teve que ser interrompido porque o benefĂ­cio estava tĂ£o grande que passou a ser antiĂ©tico deixar as pessoas naquele grupo que nĂ£o fazia a dieta do mediterrĂ¢neo”, contou a diretora do Instituto Nacional de Cardiologia Cynthia MagalhĂ£es.

No Brasil tambĂ©m dĂ¡ para seguir a dieta mediterrĂ¢nea.

O FantĂ¡stico convidou uma nutricionista para mostrar como os restaurantes por quilo estĂ£o cheios de boas opções.

“O prato ele Ă© composto por metade de legumes e verduras, um quarto dele de carboidratos e grĂ£os, e o outro um quarto de peixe”,

E se vocĂª quiser mesmo seguir a dieta mediterrĂ¢nea tradicional, a que foi testada pelos cientistas, o recomendado Ă© comer peixe no mĂ­nimo trĂªs dias na semana.

Anote aĂ­: pode ser pescada, tilĂ¡pia, sardinha, salmĂ£o.

O importante Ă© ficar atento ao preparo: melhor o peixe grelhado ou no forno. Nada de peixe frito!
Mas quem resiste às tentações?

“Chega sexta-feira e a gente sai da dieta, come uma carne gorda, um gorgonzola, um camarĂ£o com catupiry, uma batata-frita”, diz Jorge.

“A carne vermelha, principalmente essa, com essa gordurinha, Ă© um importante inimigo do coraĂ§Ă£o”, explica a nutricionista Danielle Resende.

Comer carne vermelha e frango pode, mas sem gordura, e no mĂ¡ximo duas vezes por semana.

“NĂ³s montamos trĂªs opções de pratos da dieta mediterrĂ¢nea. Nesse primeiro prato a gente tem arroz integral, legumes e verduras variados, e um peixe com molho de tomate, que Ă© um protetor cardĂ­aco. Nesse segundo prato, a gente tem a batata, em substituiĂ§Ă£o ao arroz, usamos a soja em grĂ£os, legumes e verduras variados. E nesse caso, a gente usou um peixe com salsinha”, mostrou a nutricionista. “Nessa terceira opĂ§Ă£o a gente tem a combinaĂ§Ă£o do arroz com feijĂ£o, uma saladinha de legumes grelhados, sempre uma folha, pra acompanhar. E o salmĂ£o como a nossa proteĂ­na do dia”.

Mais uma vez atenĂ§Ă£o: Ă© fundamental comer todos os dias um punhado de nozes, castanhas, amĂªndoas, misturados na comida ou nĂ£o.

E para completar, a proteĂ§Ă£o especial do principal ingrediente do mediterrĂ¢neo: o azeite extra virgem.
“O que nĂ£o pode Ă© achar que estĂ¡ protegido sĂ³ porque estĂ¡ botando azeite na feijoada, por exemplo”, adverte Cynthia MagalhĂ£es.

O azeite Ă© para ser usado com alimentos saudĂ¡veis! Prato feito, Ă© hora de brindar, afinal a dieta tambĂ©m recomenda tomar uma taça de vinho por dia. Ou um copo de suco de uva.

Fonte: G1

Posta un commento

0 Commenti